Hoje eu trago uma dica simples, mas muito importante para você que é ou conhece alguém que é aposentado ou pensionista do INSS. 💡A dica é a seguinte: caso possua algum empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado, que gere descontos no benefício, vá até uma agência do INSS ou acesse o portal “Meu INSS” e solicite um extrato de benefício!
📄 Com esse extrato, será possível descobrir o valor efetivo de cada um dos empréstimos ou cartões de credito e de seus respectivos descontos, a data de inclusão dos mesmos, a quantidade de parcelas dos empréstimos, bem como o número dos contratos firmados com os bancos.
⚖️Assim, será possível verificar se o valor das parcelas dos empréstimos e das taxas dos cartões estão de acordo com o que foi pactuado com o banco e se existe algum empréstimo ou cartão que não foi contratado.
Isso é muito importante, pois, infelizmente no Brasil, é muito comum “surgirem” empréstimos consignados ou cartões de crédito consignado em nome dos aposentados, sem que eles tenham contratado. Esses são os casos dos “Contratos Fraudulentos”, muitas vezes realizados por organizações criminosas.
⚖️Caso você descubra algum empréstimo em seu nome ou em nome de algum conhecido, que não foi contratado:
➡️ 1) Entre em contato com o Banco e procure obter mais informações; ➡️2) Caso o Banco confirme a existência do empréstimo ou do cartão fraudulento e não se disponha a resolver o problema de forma amigável, vá imediatamente à Polícia e faça um Boletim de Ocorrência, informando sobre a fraude; ➡️3) Na sequência, procure o Procon ou um advogado de sua preferência, para que você possa ser instruído a respeito do que deve ser feito para resolver o problema.
Autor: Mathias e Lemos Advocacia - 027996997943
Rua Bernardino Monteiro - 458 - Nossa Senhora Aparecida - Castelo ES
Comments